Blog do Vlad!!!

Saturday, March 15, 2008

Pródigo... e parábolas

Só pra explicar melhor...
A belíssima letra do Stênio abaixo tem base numa parábola bíblica que se encontra no evangelho escrito por Lucas, no capítulo 15.
Parábola é uma narrativa (q pode ser ou não fruto de ficção) com a qual se pretende explicar um conceito, uma idéia. Um bom exemplo são os contos q ouvimos na infância e cujo final sempre vinha com um... 'moral da história'.
Conforme se pode ver no Novo Testamento, nos livros q descrevem a vida de Jesus, as parábolas eram mt utilizadas qdo Ele queria contextualizar um ensinamento espiritual, moral e ético; principalmente qdo pretendia falar sobre a natureza de Deus e de seus atos.
A parábola cantada por Stênio neste caso é a do Filho Pródigo. É a história de um rapaz, de família estruturada, q um dia resolve pegar a parte q lhe cabia da herança e ir viver sua vida. Acontece q o cara manda mt mal na administração de seus recursos, se mistura com gente nada boa e acaba numa pindaíba sem tamanho. Conta-se q ele acabou tendo de dar comida pra um bando de porcos, e era com os porcos q ele comia. Isso p/ judeu naquele tempo era um negócio inimaginável, pq o porco pra eles era um animal imundo (mas imundo msm!).
Mas aí o cara pensa "poxa to no fim do túnel, melhor é voltar pra casa do meu pai; msm tendo perdido td eu posso trabalhar como um empregado q vô tá bem melhor q agora".
A narrativa bíblica é mt direta e simples, até pq foi escrita naquela época e tal, mas imagino na cabeça deste cara oq foi pensar isso... pq se ele pensasse isso de uma vez, ñ teria ido parar nos porcos, assim q acabasse ele tería ido p/ o pai. E a gente ñ tem idéia d qto tempo passou desde q ele saíra da casa da família.. eu imagino q tinham sido alguns anos. Mas o cara sabia a asneira q tinha feito e deve ter passado varías crises (principalmente por causa do orgulho de ter d aceitar q fez uma besteira), mas q seja... o cara voltou.
E nessa hora é q vem a parte mais interessante desta história, da figura mais singular colocada por Jesus nesta parábola: o pai do filho pródigo. Pq esse sim, esse tem condições totais de dar uma bela lição (moral... ou q seja) no filho. Afinal o cara mandou mt mal... e com certeza o pai o tinha advertido d td q poderia acontecer.
Mas ai é q Jesus revela como funciona o amor de Deus, q ñ olha o q vc fez, mas olha oq vc realmente sente. O pai se alegrou imediatamente ao ver o filho (e o filho tava mal!) e na hora o acolheu e providenciou p/ q tudo ficasse bem novamente (veja a letra do post abaixo).

Amigo... ñ importa oq vc fez pra si msm ou por outros, nem oq vc pensou sobre Deus.. Ele tá pronto pra te receber e te dar uma nova chance daqui pra frente, oq ñ significa q vc ñ terá de arcar com as consequências de seus erros. Qdo a gente faz besteira acaba pagando de algum jeito... e isso ñ tem nada a ver com vingança de Deus ou algo assim... Mas lembre q uma nova chance significa recomeçar... fazer td novo... e melhor!

2 Comments:

  • Grande companheiro....(não sou petista)
    seu blog está show, só tem uma coisa nele que incomoda. Seu jeito de escrever abreviando as palavras como se estivesse no msn. Mas quanto ao conteúdo, já se podia esperar algo de qualidade.

    Joel Miranda

    By Anonymous Anonymous, At 6:13 AM  

  • Valeu Joel!"!!
    A idéia das abreviaturas é caracterizar essa coisa da novidade e das mudanças do ambiente virtual... O problema é ter o cuidado pra ñ abreviar qdo a coisa é 'mais séria', tipo trabalho e tal..rsrsrsrs

    By Blogger Vlad Carvalho, At 10:32 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home